segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Pequena introdução às Doenças Genéticas

Doença genética é todo e qualquer distúrbio que afecte o nosso programa genético. Assim sendo, qualquer doença não contagiosa que afecte o programa genético, em maior ou menor escala, é uma doença genética. Cancro, por exemplo, é uma doença genética, assim como hipertensão, diabetes e obesidade. 
Algumas características genéticas dependem não só dos genes, mas também de um ambiente favorável para se manifestar. No primeiro caso, enquadra-se a hipertensão, por exemplo, e no segundo, o grupo sanguíneo que não se altera com o estilo de vida ou no ambiente em que a pessoa está inserida.
Até aos dias de hoje, houve um grande avanço na detecção destas doenças. Um exame de ADN pode detectar inúmeras. Outro avanço está na prevenção. Quando numa família existe um caso de uma doença genética, permite aos outros membros planejar melhor a sua descendência, pois, apesar de não se manifestar podem ser portadores e transmitir essa doença aos seus filhos.
Outras doenças são transmitidas de pais para filhos. Aí só se manifesta quando é recebido um gene com defeito do pai ou da mãe. Deste modo, é necessário que os pais façam exames para determinarem se são portadores desses genes, evitando assim o nascimento de novos doentes.
De acordo com dados do Primeiro Mundo (grupo de países desenvolvidos), as doenças genéticas correspondem a 1/3 de internamentos nos hospitais pediátricos.  
Estes números indicam que, quanto mais se resolvem os problemas sociais, mais as doenças genéticas têm de ter importância e a medicina do futuro terá de dar maior importância a essas doenças.


1 comentário: